Criação em Massa de Usuários com PowerShell

Imagine a seguinte situação: Você recebeu do RH da sua empresa uma planilha com o nome dos novos colaboradores que serão efetivados em breve. Na planilha contêm cerca de 50 colaboradores que precisam ter sua conta criada no AD.
Nessa situação, criar os logins manualmente será uma tarefa árdua. O que dirá se fossem 100, 200 colaboradores? 
Utilizando o PowerShell, é possível importar informações de banco de dados como arquivos do tipo .csv separados por vírgula.
Neste exemplo, vou usar o LibreOffice para gerar o arquivo .csv que eu preciso para importar esses dados para o PowerShell e assim criar os logins no AD. Na planilha abaixo, coloquei apenas três registro, mas pode ter uma quantidade maior.
Nessa situação, só teremos trabalho para formatar a planilha com as devidas informações. Dessa forma, a importação para o AD será tranquila e sem problemas. Eis a planilha formatada.
Agora é preciso salvá-la. Vá em arquivo / Salvar Como. Será aberta uma janela para atribuir o nome ao arquivo. Não esqueça de modificar a extensão para Texto CSV.
Em seguida aparece uma caixa de diálogo perguntando em qual formato deseja manter o arquivo, escolha: Utilizar o formato Texto CSV.
Pronto! Já temos a base de dados necessária para a criação em massa de usuários no AD. Transfira esse arquivo para o seu controlador de domínio.
Abra o consolo do Power Shell e execute os comandos a seguir:
PS C:\> Import-Module ActiveDirectory
PS C:\> Import-Csv "C:\usuarios.csv" | New-ADUser -Path "Ou=User Accounts,DC=contoso,DC=local" -AccountPassword (Convert
To-SecureString -AsPlainText "123@mudar" -Force) -ChangePasswordAtLogon $true -Enabled $true
No comando Import-Csv, informe o caminho exato onde está o arquivo .csv. Neste exemplo o arquivo encontra-se no disco local C:. No atributo -Path, informe em qual OU deseja criar os usuários. O resto do comando vai criar uma senha padrão para todos os usuários, solicitar a troca da mesma no próximo logon e ativar a conta.
Fica a dica.



Comentários

  1. Sabe informar se na linha de comando, dá pra inserir os usuários dentro de alguns grupos do AD? de segurança e Distribuição.
    Parabéns pelo artigo, muito bem descrito e eficiente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário